quarta-feira, 31 de julho de 2013

Palavras de um guarda-parque: Douglas Vieira Rios da Silva


O guarda-parque Douglas V. R. da Silva, o "Stallone".
Douglas Vieira Rios da Silva, conhecido como "Stallone", é formado em Gestão Ambiental e faz especialização em Gestão da Biodiversidade.  Guarda-parque desde novembro de 2012, trabalha no Parque Estadual dos Três Picos e na Estação Ecológica Estadual do Paraíso, ambos localizados no Rio de Janeiro.  Sua rotina envolve atividades diversas, como fiscalização para proteção e conservação do Parque, bem como suas instalações, apoio a pesquisas, busca e salvamento de visitantes, interpretação ambiental junto à população, patrulhas de apoio ao grupamento de polícia ambiental, resgate de fauna, e o controle de incêndios.

Em entrevista concedida à ABG, Douglas diz o que mais gosta no trabalho é a qualidade de vida proporcionada pelo ambiente de trabalho, a satisfação pessoal de trabalhar com o que se ama e o gosto pelo comprometimento e o auto-reconhecimento pelo bom dever cumprido. Ao ser questionado sobre problemas enfrentados, ele expõe sua preocupação em relação ao contrato temporário dos guarda-parques do Rio de Janeiro, contratados pelo INEA: “Sendo admitidos por um concurso que nos rege por um sistema hibrido de CLT e Estatutários, nosso contrato de trabalho deixa claro que tão logo termine nosso contrato, em absoluto nada temos a receber. Isso é um contrassenso, uma vez que o gasto em equipamentos e treinamento superam a faixa de 8 milhões de reais. Para em 3 anos sermos descartados? Assim, muitos de nós, que querem dar prosseguimento ao trabalho com segurança, acabam se sentindo desmotivados e, somando o fato de que algumas UCs sequer possuem uma estrutura para os GPs, que transpõe grandes distâncias para trabalhar e assim nem pernoitar bem podem”. Além disso, Stallone pede maior valorização pelo seu trabalho, reivindicando o adicional de periculosidade e diz estar pensando junto a seus colegas de trabalho em criar uma Associação Fluminense de GPs, para poder ter um mínimo de representação política.


Primeira turma de guarda-parques do RJ. Parque Nacional Serra dos Órgãos. Março de 2013.
Douglas finaliza agradecendo e falando sobre suas expectativas: “Gostaria de ser Guarda-Parque por toda a minha vida. Possibilita que eu seja verdadeiramente o que eu não me recordo de ter tido e sentido, que é orgulho de mim e a felicidade plena de impor de meu esforço pelo ideal que me motiva. Isso é, de fato, reconfortante. Assinalo apenas que todas as unidades de conservação deveriam de ter guardas bem treinados e versados, com um plano de carreira que os deixem seguros a cuidar de suas famílias, refletindo assim num empenho de bom grado. Espero que a ABG, tendo seguramente o apoio do Corpo de GPs do RJ possa levar essa premissa a ser discutida em todas as esferas do governo no que tange a pasta de meio ambiente”.

6 comentários:

  1. Parabéns a todos os guarda-parques!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos Guarda-Parques e em especial ao Douglas!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os guarda-parques, e em especial aos amigos do Parque Natural Municipal do Trabiju.

    ResponderExcluir
  4. Boa Douglas, faremos ouvir nossa voz !

    ResponderExcluir
  5. Pelo fortalecimento continuo e promissor daqueles que pisam na lama e conhecem o mato protegendo a natureza e coletando dados para os "engravatados" trabalhar. Viva o dia do Guardião da Natureza.
    https://www.facebook.com/rogerioferreira.ambiental

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Stallone!!!! é bonito de se ver!!! quando uma pessoa faz o que ama, desenvolve suas atividades com excelência... Devo enfatizar e agradecer suas palavras: "Assinalo apenas que todas as unidades de conservação deveriam de ter guardas bem treinados e versados, com um plano de carreira que os deixem seguros a cuidar de suas famílias, refletindo assim num empenho de bom grado".. Isso é muito importante, e deve ser observado e colocado em prática por todos os gestores das UCs. Obrigada, muito Obrigada!

    ResponderExcluir

Postagens populares

Translate