segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Melhor Emprego do Mundo


A guarda-parque Elisa Detrez. Foto enviada por Elisa Detrez.
Já imaginou ter o melhor emprego do mundo e ainda receber um salário extraordinário?

Recentemente, foi lançada uma campanha promovida pela Tourism Australia, com o intuito de contratar por um período de seis meses pessoas para trabalhar em um dos "Melhores Empregos do Mundo", na Austrália.

Dentre as vagas, uma seria destinada para o cargo de guarda-parque, para receber nada menos que um salário de 50 mil dólares australianos, além de uma ajuda de custo de igual valor, equivalentes a mais de 200 mil reais.  


No Brasil, o guarda-parque, profissional ainda pouco reconhecido, passa longe da remuneração oferecida pela campanha, mas mesmo assim muitos exercem seu cargo, seja pela satisfação proporcionada pelo contato direto com a natureza ou por outros motivos. O trabalho de um guarda-parque varia muito, mas de maneira geral, pode-se dizer que é a pessoa que trabalha em uma área natural protegida (no caso do Brasil, em Unidades de Conservação por exemplo), fiscalizando o local contra ação de infratores, como caçadores, controlando o acesso de visitantes, promovendo educação e interpretação ambiental, combate a incêndios florestais e participando de resgate e primeiros socorros aos turistas.

Para concorrer à campanha, o candidato deveria produzir um vídeo de 30 segundos, em inglês, dizendo o porquê era a pessoa certa para a vaga pretendida. O concurso recebeu inscrições de pessoas de vários locais do mundo, e o vídeo vencedor pode ser conferido abaixo: 






A Associação Brasileira de Guarda-Parques entrevistou a vencedora, Elisa Detrez, natural de Les Molunes, uma pequena cidade francesa entre Lyon e Geneva. Formada em Ciências Políticas e com mestrado em Marketing e Gestão de Turismo, Elisa iniciou suas atividades na Austrália em agosto viajando pelos parques de Queensland, o segundo maior estado do país, com a Wildlife Service, um tipo de órgão gestor da vida selvagem.


O Melhor Emprego do Mundo: Guarda-Parque. Foto enviada por Elisa Detrez.

Florestas Tropicais Gondwana © Tourism Queensland

Segundo Elisa, o seu trabalho como guarda-parque envolve o patrulhamento de locais com uma vida selvagem incrível, natureza intocada e maravilhas naturais, como a Grande Barreira de Coral e as Florestas Tropicais Gondwana. Além disso, ela visita e conhece outros guarda-parques, que lhe ensinam sobre seu trabalho, tarefas e responsabilidades.



A guarda-parque começou a exercer seu cargo há pouco tempo, mas já pode perceber algumas razões pelas quais seu trabalho é o "melhor do mundo". Dentre as diversas atividades que realiza, Elisa diz que o mais gosta em seu novo emprego é viajar e explorar locais intocados. 


Miliany Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate