sábado, 27 de setembro de 2014

Os admiráveis gorilas-de-montanha de Uganda protegidos pelos Guarda-parques


Estou em  uma floresta densa, cercado por todo tipo de verdes. Raízes tentam agarrar meus pés, cipós e trepadeiras se enroscam em meus braços. As plantas parecem impedir que eu entre no território reservado. “Esse é um dos piores trechos da caminhada”, diz Godfrey Binayisa, ao ouvir meus sussurros de aflição; o guarda-parque continua a abrir caminho com o facão, desbravando a floresta. “Só falta meia hora para chegar ao destino.”

Além da luta contra a vegetação, agora tenho novo desafio: a trilha se torna íngreme. Checo o altímetro e estamos a 2.200 metros de altitude, 350 metros acima do lugar de onde partimos. Oxigênio, onde está você? O caminho também está mais escorregadio. Agarro uma raiz que deveria estar presa, meu sapato resvala e calça e mãos tomam mais um banho de lama.

A denominação do local explica a aventura. Estamos na Floresta Impenetrável Bwindi. Sim, o nome oficial inclui o adjetivo “impenetrável”. Quase uma redundância, pois Bwindi, em idioma Bakiga, significa tenebroso. A selva fechada e escura guarda um dos principais tesouros de Uganda: cerca de metade da população de gorilas-das-montanhas do mundo, estimada em 2010 em mais de 700 animais. Bwindi é parque nacional desde 1992 e Patrimônio Mundial desde 1994.

Uma das oito fêmeas do grupo Nshongi, sentada no chão, separa folhas de uma trepadeira para comer (Foto: © Haroldo Castro/ÉPOCA)

Continue lendo: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/noticia/2014/09/bmil-palavrasb-sobre-os-admiraveis-bgorilas-de-montanha-de-ugandab.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate