quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Foco de incêndio é controlado no Parque Estadual do Desengano, RJ

Parque Estadual do Desengano – PED, RJ

Guarda-parque Cristiano Baita.
No último final de semana, no dia 14/09/2013, os Guarda-Parques Cristiano Baita, da Equipe de Monitoramento, Fiscalização e Combate a Incêndios Florestais e Luan Perdomo, da Equipe de Manutenção de Trilhas e Uso Público, realizaram monitoramento no setor da Morumbeca, onde escalaram a Pedra Marial com a finalidade de verificar se haviam ilícitos ambientais e se havia necessidade de manutenção no percurso até o topo da Pedra Marial. O percurso foi realizado com sucesso.

No seguinte, os GP’s Cristiano e Daniel Maluza, Equipe de Manutenção de Trilhas e Uso Público, percorreram a trilha de acesso ao Topo da Pedra do Desengano com a mesma finalidade, verificar se haviam ilícitos ambientais e se havia necessidade de manutenção no percurso. Foi verificado que o percurso está em ótimo estado, porém, foi constatada a presença de uma fogueira ilegal no cume, onde foram recolhidos objetos para uso na fogueira que estavam no local e desfeita e limpa toda a área. Este monitoramento visa modificar as formas que abordamos determinadas infrações e traçar metas de controle e de educação ambiental futura. 


Guarda-parque Daniel Maluza
Na descida da Pedra, com olhos de águia, sempre vigilantes, os GP’s Cristiano Baita e Daniel Maluza avistaram um início de foco de fumaça na cordilheira do Parque, descendo rapidamente e acionando o Alarme de incêndio. Foi então deslocada uma equipe para o provável local da queima. Chegando à localidade de Rio Preto (Município de Campos dos Goytacases-RJ), o fogo foi controlado em área de pastagem e impedido de atingir o limite do PED. Na manhã seguinte, uma equipe do PED foi deslocada para mensurar a área atingida, que estava na zona de amortecimento do parque, e posteriormente passar os dados recolhidos para a UPAm (Unidade de Polícia Ambiental) do Desengano para que fossem tomadas as medidas administrativas legais contra os proprietários da área incendiada.

Guarda-parque Luan Perdomo. Pedra Marial. PED.
Espero que nossa Associação cresça forte e outros GP’s chamem a responsabilidade para si, pois quem irá ganhar com isso, não serão os chefes de unidade, funcionários, nem mesmo os visitantes, será o ambiente e as futuras gerações. E se nossos caros colegas de profissão puderem, postem suas atividades desempenhadas no site, para que informados, possamos estar mais unidos a cada dia.




Incêndio na região do Rio Preto, ao longe.


Um forte abraço aos caros colegas,


Cristiano Baita Vargas 
Guarda-parque – INEA-RJ
Matricula: 390.944-7

2 comentários:

  1. Parabéns!!! Essa equipe PED é demais.
    Serei sempre desse parque.












    ResponderExcluir
  2. Parabéns queridos!!! Equipe PED é demais, sempre serei desse parque.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Postagens populares

Translate