quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mais uma vez, Ruralistas tentam impedir o uso de armamento para a fiscalização ambiental no Brasil


Rejeitada Iniciativa dos Ruralistas de Proibirem o Uso de Armamento pelos Fiscais Federais de Meio Ambiente

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal rejeitou por unanimidade neste dia 02 de outubro, a proposta de Projeto de Decreto Legislativo (PDC 916/13), apresentada pelo Deputado Ruralista Jair Bolsonaro (PP/RJ).  Com este referido projeto os ruralistas pretendiam sustar o direito de porte, uso e emprego de armamentos, por parte dos servidores que atuam na área de fiscalização ambiental nos órgãos federais de meio ambiente, previsto na Portaria Ibama nº 11/09. 

O Projeto de Lei segue agora para apreciação das Comissões deSegurança Pública e de Combate ao Crime Organizado. Depois ainda deverá ser encaminhada para análise da Comissão de Constituição e Justiça. Além disso, esta Proposição Legislativa é também sujeita à apreciação do Plenário da Câmara Federal. Convém destacar que a previsão legal para uso de armamento para fiscalização ambiental, já tinha sofrido um golpe, quando da aprovação do novo Código Florestal, onde foi suprimido o artigo que também tratava deste direito ao uso de armamento, especificamente para as atividades de fiscalização e repressão aos crimes ambientais, para o conjunto dos órgãos ambientais do Brasil.

O destaque surpreendente de mais este embate entre ruralistas e o setor ambiental, foi o fato de que em pleno processo de discussão que precedeu a votação, o próprio Deputado Jair Bolsonaro disse na Comissão, que iria pedir a suspensão da tramitação da referida proposta. Apesar disso, a proposta foi colocada em votação e rejeitada.

Como não houve a formalização até o momento, desta dita “intenção” do referido Deputado, quanto a realmente pedir a retirada de tramitação do referido PDC no Congresso Nacional, o mesmo seguirá o regime ordinário do legislativo, devendo assim ser apreciado na próxima Comissão até segunda ordem. Como tratou-se apenas de um pronunciamento informal, vindo de um conhecido ruralista e político conservador, todo o cuidado é pouco e portanto, as mobilizações contra este tipo de iniciativa antiecológica devem continuar.

- Acesse o texto original do DC 916/13 pelo link a seguir:

Texto: Mauricio Laxe – Divulgação EcosBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Translate