quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Guarda-Parques do RS flagram pesca ilegal na divisa com a Argentina


Entre os dias 02 e 16 de janeiro de 2014, o Guarda-parque Luciano Menezes (RS), Presidente da AGP-RS, que atualmente está lotado no Parque Estadual do Delta do Jacuí, na cidade de Porto Alegre (RS), esteve prestando apoio de fiscalização no Parque Estadual do Turvo no Município de Derrubadas (RS), em conjunto com os Guarda-parques desta UC. Entre eles os senhores Mauricio Pereira, Vilmar Grutzmann, Irã Almeida, Odil Zimermann e Valdir Muller. 
Durante este período em conjunto, desenvolveram diversas atividades de fiscalização, com apreensões e detenções de infratores flagrados cometendo crimes ambientais dentro dos limites do Parque Estadual do Turvo e em seu entorno nas áreas de amortecimento desta UC. Trata-se de uma região privilegiada, estando às margens do Rio Uruguai, com grande destaque ao Salto do Yucumã, que tem a maior queda longitudinal do mundo, de grande beleza cênica e um importante berçário para procriação de peixes. Mesmo com a proibição da pesca, em vista da piracema, os infratores insistentemente se aventuram em pescarias clandestinas criminosas, causando grande impacto ao ecossistema da área, que é protegida por lei e está sob os cuidados da gestão e da fiscalização dos Guarda-parques do estado do RS. 


Apesar da falta de condições adequadas de trabalho e de equipamentos, os Guarda-parques fizeram diversas constatações de crimes ambientais. Entre elas, o flagrante de 03 (três) argentinos que adentraram de Porto Soberbo (AR) pelo Rio Uruguai - que faz o limite da fronteira com o Brasil na área dos limites do Parque Estadual do Turvo. 
Os infratores estavam embarcados e pescando com redes, mas após serem avistados e abordados pelos Guarda-parques, partiram em fuga para o interior do Parque, tendo sido posteriormente capturados e conduzidos pelos Guarda-parques. Além dos argentinos infratores, também é comum defrontarem-se com infratores brasileiros, conhecedores da legislação e das proibições locais, que também caçam e pescam na área do Parque. Muitas vezes esses também são flagrados pelos Guarda-parques. Na madrugada do último sábado, infratores brasileiros, denunciados anonimamente, foram flagrados após campana dos Guarda-parques na mata às margens do Rio Uruguai, numa área conhecida como areal. 
Por volta das 2:00 am foram abordadas duas embarcações motorizadas no momento em que 06 homens embarcados, aportaram nas margens do areal. Os mesmos portavam uma vasta quantidade de apetrechos de pesca e iscas vivas. Todos foram multados no valor de R$1.700,00 e tiveram apreendidas as embarcações, sendo-lhes feitos fiéis depositários das mesmas até o desenrolar do processo instaurado contra os mesmos.

Enviado por: Luciano Menezes - Guarda-Parque SEMA-RS

3 comentários:

  1. Parabéns pelo bom trabalho! Felizmente nossa sociedade pode contar com estes bravos cidadãos que dedicam suas vidas a este belo e arriscado trabalho de proteger nossas riquezas naturais.

    ResponderExcluir
  2. engraçado que contra as barragens ninguém tem coragem de falar nada e muito menos de fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Ola, qual teu email Luciano, estou pensando em fazer o concurso para guarda parque, gostaria de conversar com que ja é, o meu é a_r_barbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postagens populares

Translate