Ocorreu na última quarta-feira (10/07/2013) no Rio de Janeiro, a formatura de 112 alunos da segunda turma do Curso de Formação de Guarda-Parques, admitidos por concurso público pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA).
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Governo do Rio de Janeiro, "com duração de nove semanas e 328 horas-aula, o curso teve 45 disciplinas e foi ministrado por 50 instrutores e monitores, tanto do Inea quanto externos. O curso incluiu treinamento em primeiros socorros, geoprocessamento, cartografia, operações com embarcações e helicópteros e técnicas de patrulhamento.
Após a formatura, os novos guarda-parques começam a atuar nas unidades de conservação de proteção integral do Inea. Suas áreas de atuação abrangem desde a proteção da biodiversidade e do patrimônio histórico, arqueológico, paleontológico e espeleológico, à educação ambiental, prevenção e combate a incêndios florestais e outras formas de agressão ao patrimônio natural.
Os guarda-parques também dão suporte às atividades de pesquisa científica, de fiscalização das Unidades de Polícia Ambiental (UPAms), de orientação aos visitantes sobre as normas de utilização e as características da unidade, além de ações de apoio à defesa civil."
Nenhum comentário:
Postar um comentário