VISÃO
Ser a referencia nacional na representação, defesa e reconhecimento do Guarda-parque Brasileiro
MISSÃO
Contribuir para a consolidação da imagem do Guarda-parque Brasileiro, valorizando sua importância no trabalho de proteção dos valores naturais e culturais nas distintas Áreas Protegidas; representando e defendo o interesse do coletivo.
POLÍTICA INSTITUCIONAL
Gestão efetiva, transparente, democrática, adaptativa, legalmente correta e sustentável da instituição e seu recursos
Atendimento e satisfação do interesse setorial
Reconhecimento, promoção e desenvolvimento do Guarda-parque Brasileiro
Responsabilidade ambiental
Pratica e respeito pela gestão democrática e participativa nos processos internos de decisão.
VALORES INSTITUCIONAIS
VALORES INSTITUCIONAIS
- Comportamento honesto, respeitoso e justo em todo momento, situação e lugar em concordância com Código de Ética da Federação Internacional de Guarda-parques. É responsabilidade de cada Guarda-parque e indivíduo de nossa organização agir comprometidamente de acordo com estes mesmos princípios.
- Pratica e promoção dos princípios ambientais
- Reconhecimento e proteção dos valores e Serviços Ambientais das Áreas Protegidas
- Reconhecimento do valor intrínseco da vida, respeito e ampla consideração por todas as formas de vida existentes, em perigo, ameaçadas, desaparecidas e das particularmente extintas por causa humana.
- Reconhecimento de todos os grupos e categorias de Guarda-parques no Brasil com igualdade de oportunidades
- A segurança e dignidade dos Guarda-parques, a qualidade do serviço da ABG em prol do coletivo e a singularidade da nossa proposta e ações, nunca poderão ser comprometidas né esquecidas.
- Respeito e valorização pela singularidade e diversidade de todas as formas de vida, culturas e pensamentos.
- Defender e valorizar a profissão de Guarda-parque como pilar fundamental das Áreas Protegidas e sua correlação com a efetividade de proteção e manejo.
OBJETIVOS INSTITUCIONAIS
- Promover a integridade, dignidade, bem-estar e segurança dos Guarda-parques dentro e fora das Áreas Protegidas em todo momento, espaço e situação.
- Incentivar o reconhecimento legal da profissão no pais, para todas os grupos e categorias.
- Promover a permanente formação e qualificação profissional dos Guarda-parques para atingir melhores resultados no serviço, aumentar o nível segurança laboral, se adaptar aos desafios dos novos paradigmas.
- Fortalecer a participação ativa dos Guarda-parque em todos os processos de decisão dentro e fora das Áreas Protegidas
- Promover o surgimento, coexistência e fortalecer as Associações Regionais e Estaduais de Guarda-parques
- Aprimorar a participação e comunicação dos Guarda-parques Brasileiros
ESTRATEGIAS INSTITUCIONAIS
- Estimular de forma criativa o uso complementar das novas tecnologias com o conhecimento tradicional na proteção dos valores das Áreas Protegidas.
- Estimular a integração e reconhecimento do trabalho proativo dos Guarda-parque nas comunidades vizinhas das Áreas Protegidas em prol da sustentabilidade ambiental, econômica e social.
- Instar para que nenhum resultado operacional nas Áreas Protegidas possa estar acima da segurança e bem-estar dos Guarda-parques direta ou indiretamente ligados a esses cometidos.
- Contemplar os nives internacionais básicos de conhecimentos, habilidades e destrezas na formação de Guarda-parques a nível nacional.
- Promover ações de intercâmbios entre filiados da ABG e associações internacionais de Guarda-parques, permitindo uma visão mais ampla da grandeza que a profissão representa e a constante necessidade de revisão e aprimoramento profissional.
- Aumentar a rede de pessoas alinhadas com as crenças e valores da ABG, incentivando o desenvolvimento profissional da rede.
- Promover o compartilhamento de conhecimentos, experiências analíticas e propositivas para a inovação do trabalho dos Guarda-parques na gestão das unidades de conservação, possibilitando a integração e o fortalecimento de suas ações.
- Disponibilizar referências e provocar reflexões dentro do tema “Guarda-parques”, influenciando aos nossos afiliados a pensar em soluções aos problemas comuns que existem no exercício da profissão.
- Criar ferramentas que apoiem as estratégias de conservação dentro das Unidades de Conservação, mediante a figura do Guarda-parque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário